Quem foi Burle Marx e qual a sua importância para Brasília?
Brasília foi uma cidade totalmente planejada, desde seus prédios até suas vias. Por trás de todo o planejamento na construção da cidade estavam mestres da arquitetura e urbanismo: Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O paisagismo da capital do país também também recebeu atenção durante o seu planejamento e o responsável por ele foi Roberto Burle Marx.
Burle Marx era filho de uma pernambucana e um alemão. O artista nasceu em São Paulo em 1909 e desde muito jovem já demonstrava interesse em cuidar do jardim e da horta de sua casa. Iniciou seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu primeiro projeto de jardim público idealizado por Burle Marx foi a Praça de Casa Forte, no Recife, em 1934.
Uma forte característica de seu trabalho sempre foi a defesa do meio-ambiente e da sustentabilidade. Foi um dos primeiros profissionais a integrar plantas nativas em seus projetos como uma forma de valorizar e reconhecer a beleza da vegetação tropical.
O envolvimento do paisagista com Brasília, iniciou-se antes mesmo da construção da cidade, quando participou dos primeiros trâmites do concurso do projeto de Brasília. Em sua parceria com Costa e Niemeyer nas obras públicas da construção da nova capital, Burle Marx deixou clara sua intenção de mesclar flora e fauna de diferentes regiões. Era um profissional que entendia as características singulares das plantas típicas de cada uma das cinco regiões do país e apresentava croquis de seus projetos a valorização da identidade nacional.
Entre os projetos paisagísticos que mais se destacam em Brasília estão a Praça dos Cristais no Setor Militar Urbano, os jardins do Palácio do Itamaraty e os jardins da Superquadra 308 Sul. Em 2023, o Jardim Burle Marx foi inaugurado no centro de Brasília, próximo à Torre de TV. A obra original foi idealizada em 1975 por Burle Marx que foi homenageado com o seu nome no local. O projeto se destaca por seus dois grandes espelhos d’água, pontes, cascatas, caminhos arborizados e passeios.
Do rooftop do hotel Saint Moritz é possível observar o ponto turístico. O rooftop do hotel oferece uma bela vista da zona central da cidade para todos os seus hóspedes. É também uma excelente opção de hotel em Brasília. Para conhecer mais sobre o empreendimento e suas acomodações, acesse: https://www.hplus.com.br/.