Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Qual a diferença entre candangos e brasilienses?

Qual a diferença entre candangos e brasilienses?

Muitas vezes ouvimos falar os termos “candango” e “brasiliense” para identificar as pessoas que nascem em Brasília. Porém os dois termos não estão corretos para nomear quem nasceu no Distrito Federal.

 

Candango é o termo utilizado para identificar os trabalhadores que ajudaram a construir a cidade. Os candangos vieram de diversas regiões do Brasil (principalmente estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste). A palavra candango tem origem no idioma quimbundo, muito utilizado em diversos países da África. Alguns historiadores dizem que os responsáveis pela construção de Brasília foram batizados desta forma pelo próprio Juscelino Kubitschek. Os candangos são tão importantes para a cidade que um monumentos foi construído para homenageá-los na Praça dos Três Poderes. A escultura foi feita em bronze e mostra duas pessoas se abraçando, demonstrando a união e a força desse grupo. 

 

Outro termo que é utilizado para falar sobre a construção de Brasília é pioneiro. Porém, este termo possui um significado diferente e é utilizado para designar aqueles que estiveram presentes na capital, porém não eram pedreiros. Ocupavam cargos como engenheiros, arquitetos, funcionários públicos e técnicos. 

 

Já os brasilienses são aqueles que nasceram na capital ou que já moram nela há muitos anos e se consideram brasilienses de coração. 

 

A Hplus Hotelaria é uma empresa genuinamente brasiliense. Fundada na capital a 22 anos, a rede possui cinco opções de hotéis de diárias e sete hotéis de longa estadia espalhados em todo o Distrito Federal. Conheça todos os empreendimentos da Hplus e suas vantagens através do site: https://www.hplus.com.br/