O que significam as gírias e expressões populares de Brasília?
Brasília é uma cidade única, repleta de atividades e programações para todas as idades. Entre os diferentes passeios que a capital proporciona, está o Cine Drive-In, a última construção desse tipo em toda a América Latina.
O primeiro cinema drive-in foi inaugurado em 1930 nos Estados Unidos. Em Brasília, o cinema que segue este modelo foi inaugurado em 1973. O projeto foi idealizado por Paulo Renato de Oliveira Figueiredo em parceria com o engenheiro Ricardo Koury. Por Brasília ter um clima ameno e um longo período de estiagem, foi considerado um local ideal para para que os visitantes pudessem aproveitar todo o lazer que esta programação oferecia. Rapidamente os brasilienses passaram a ocupar o cine drive-in.
Para quem visita Brasília de carro ou quem aluga um automóvel para curtir os dias na capital, este é um excelente programa. Conforto e comodidade também não faltam na rede Hplus. Os hotéis da Hplus são a opção ideal para quem procurar por hotel em Brasília. São cinco hotéis localizados no Setor Hoteleiro Norte, no centro da cidade, próximos ao Cine Drive-In, ao Estádio Mané Garrincha e a Torre de TV. Além da excelente localização, os hotéis oferecem um delicioso café da manhã cortesia, wi-fi gratuita e estacionamento.
Atualmente com uma tela de 312m², o Cine Drive-In continua sendo um local querido pelos brasilienses. Seja com um cobertor dentro do carro para aquecer durante os dias mais frios ou com uma cadeira de praia do lado de fora do veículo nos dias mais quentes, o local acomoda até 400 carros. Os visitantes podem pagar pelo ingresso da primeira sessão e ficar para assistir mais de uma exibição. Aproveite os seus dias em Brasília e conheça Cine Drive-In. A programação dos filmes que estão em cartaz fica disponível no site e nas redes sociais. Acesse e confira: https://cinedrivein.com/
Antes de entender o vocabulário local, o ideal para preparar a viagem é pensar na hospedagem. Quem procura por hotel em Brasília, encontra na rede Hplus uma excelente opção de estadia. Os hotéis estão localizados no Setor Hoteleiro Norte, em uma excelente região da cidade. São cinco prédios, distribuídos em diferentes categorias, cada uma pensada para um determinado estilo de turista. Acesse o site da Hplus e garanta os melhores preços para a sua diária: www.hplus.com.br .
Além do camelo, outro popular meio de transporte também foi rebatizado pelos brasilienses. Os ônibus muitas vezes são chamados de baú. Já os micro-ônibus que fazem trajetos mais curtos dentro do Plano Piloto são conhecidos como zebrinhas. Outro termo relacionado ao trânsito são os pardais, que nada mais são do que os aparelhos de fiscalização eletrônica nas vias do DF. As tesourinhas são as vias que, de forma circular, auxiliam os motoristas a passarem de uma pista para outra.
Expressões e interjeições populares da cidade são utilizadas pelos brasilienses constantemente. O “aff” é uma expressão derivada do Ave Maria, muito utilizado no Nordeste, e geralmente expressa algum tipo de indignação do locutor. De rocha é uma expressão muito utilizada para reforçar que algo e de verdade ou muito legal. A expressão “só o ouro” também significa que algo é muito bom. O “véi” é uma das interjeições mais populares da capital. Dependendo da entonação, pode ter os mais diferentes significados, mas normalmente pode ser substituída por “cara”.
Paia é utilizado para classificar algo ruim ou sem graça. A expressão “boto fé” aparece nos diálogos quando alguém quer concordar com outra pessoa. O termo “morgar” é bastante utilizado para expressar a vontade de relaxar, ficar de preguiça. Da próxima vez que você estiver em Brasília, com certeza irá ouvir algumas desde gírias ou expressões, mas agora você já sabe o que elas significam.