O ouro tocantinense
O capim dourado é uma planta muito popularmente utilizada para artesanatos no Tocantins. Por conta de sua coloração dourada, ela foi apelidada de ouro tocantinense. A região é uma das poucas do estado em que se pode encontrar esta planta e, por isso, se tornou um dos símbolos da região.
O nome capim dourado pode nos levar a acreditar que esta planta é uma espécie de capim, mas não é. Seu nome científico é Syngonanthus nitens e faz parte da família das sempre-vivas. Sua aparência é caracterizada com uma haste longa e dourada com uma pequena flor branca na ponta. As comunidades quilombolas localizadas na região do Jalapão utilizam deste material como matéria-prima para a produção de diversos artesanatos: brincos, colares, bolsas, entre outros.
Como toda planta, a disponibilidade do capim dourado é limitada e depende da sua colheita. Ele só pode ser colhido em uma determinada época do ano entre setembro e novembro e essa colheita só é permitida com uma autorização do Instituto de Natureza do Tocantins. Quando a planta está madura, ela se solta com facilidade da roseta no solo e já possui uma aparência dourada e ressecada. O Cerrado é o bioma em que podemos localizar o capim dourado, também nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Quem visita Palmas, além de encontrar lindas peças de capim dourado que podem ser levadas para casa como recordação, encontra também uma excelente opção de hospedagem. O Hplus Premium Palmas oferece uma bela vista da capital do Tocantins. Além da vista, os hóspedes podem aproveitar todos os diferenciais do hotel: piscina, fitness center e garagem coberta. Entre as vantagens durante a hospedagem estão café da manhã, wi-fi, estacionamento e amenities diferenciados. Conheça o hotel em: https://www.hplus.com.br/hoteis/hplus-premium-palmas/