Locais que valem a visita do turista na Universidade de Brasília (UnB)
A Universidade de Brasília é muito mais do que um espaço de ensino. Sua arquitetura modernista faz com que diversos prédios do campus Darcy Ribeiro se destaquem e se transformem em pontos turísticos à parte. Fundada em abril de 1962, a instituição possui atualmente 4 campi no Distrito Federal e um total de aproximadamente 50 mil estudantes.
O Instituto Central de Ciências, também conhecido como Minhocão, é um dos prédios mais famosos da UnB desde a sua fundação. O projeto foi feito por Oscar Niemeyer e sua construção durou 8 anos. Inicialmente os cursos de Psicologia e Biologia ocuparam a construção. Atualmente sete institutos e três faculdades ocupam espaço no ICC: os institutos de Ciências Exatas, de Ciências Humanas, de Ciências Sociais, de Física, de Geociências, de Letras e de Psicologia e as faculdades de Comunicação, de Agronomia e Veterinária e de Arquitetura e Urbanismo. O prédio é feito de forma linear e tem o concreto como principal material de construção ao longo de seus 70 metros de largura e 700 metros de comprimento. Ao longo das duas alas (norte e sul), é possível encontrar espaços de convivência e belos jardins.
O memorial Darcy Ribeiro é a concretização de uma vontade do estudioso que gostaria de deixar todo o seu acervo documental guardado na UnB, instituição idealizada por ele. Darcy debateu o projeto com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) que foi apelidado pelo próprio homenageado como “Beijódromo”, pois seria um lugar ideal “namorar e ouvir serestas”. Darcy Ribeiro não presenciou a inauguração do espaço em 2010 pois já havia falecido. O prédio tem um formato circular com dois pavimentos e é rodeado por jardins e espelhos d’água que dão à construção uma aparência de oca indígena.
O Restaurante Universitário foi construído na década de 70, projetado por José Galbinski da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UnB. O edifício levou aproximadamente 3 anos para ser concluído e também tem o cimento como matéria-prima. Com 6000 m² de área construída, possui diversos elementos como escadas em formato de caracol e janelas que mesclam o concreto com o vidro.
A Reitoria da Instituição foi construída entre 1972 e 1975 e sua arquitetura chama a atenção por possuir dois blocos paralelos que se comunicam por um conjunto de rampas em um grande vão livre em meio a um belo jardim. A laje nervurada da cobertura do prédio é um espetáculo à parte que chama a atenção de todos que visitam o espaço. O projeto teve forte influência da Faculdade de Arquitetura da USP (1961) de Vilanova Artigas, onde prevalecem os conceitos de e integração sócio-espacial e o predomínio de materiais aparentes.
Quem procura por hotel em Brasília para algum compromisso acadêmico na UnB ou para visitar a cidade, encontra os melhores preços no site da Hplus para se hospedar com conforto e comodidade. Garanta os melhores preços e conheça todos os empreendimentos da rede: www.hplus.com.br .