Dicas para viajar com seu cachorro
Animais de estimação muitas vezes fazem parte da família e acompanham os donos durante as viagens de férias. Para levar seu cão em algum passeio é importante se atentar aos cuidados necessários para que você e seu bichinho possam aproveitar ao máximo a viagem.
A primeira dica é se hospedar em um local que seja dog friendly. Hotéis com essa especificação estão preparados para atender às necessidades dos clientes de quatro patas. Nos hotéis Athos Bulcão Hplus Executive e João Pessoa Hplus Beach, localizados respectivamente em Brasília e na capital paraibana, os cachorros são bem-vindos e recebem tratamento especial. A tarifa dog friendly da rede Hplus Hotelaria concede aos hóspedes de quatro patas biscoitinho, duas tigelinhas, brinquedo, tapete higiênico e sacolas plásticas, de acordo com a disponibilidade do hotel. Em João Pessoa, a tarifa inclui apenas os tapetes higiênicos.
Ao transportar animais em companhias aéreas ou em empresas rodoviárias, pode ser necessário a apresentação de alguns documentos. Para viajar em aviões, o cão precisa realizar um check-up geral de saúde, pois a viagem pode ser arriscada para aqueles que possuem problemas cardíacos e respiratórios. Além disso, podem haver também regras que estabeleçam o porte e peso dos cachorros que serão transportados. Cada região pode também estabelecer normas específicas para os meios de transporte públicos. A placa de identificação do cão na coleira também dá ao tutor uma segurança a mais nos casos em que o cão precisa ser despachado ou vai para um local desconhecido.
O cartão de vacinação deve estar atualizado para que o bichinho possa viajar de forma tranquila e segura. Cada cidade pode possuir um cronograma particular de imunização e surtos de doenças infectocontagiosas, por isso, é importante pesquisar a situação da região para a qual você está indo e a necessidade de alguma vacina.
Em sua maioria, os bichinhos não estão acostumados a fazerem trajetos muito longos dentro de meios de transporte no dia a dia. Por isso, caso seja possível, é interessante fazer pequenas pausas para que eles façam suas necessidades, se hidratem, se alimentem e se distraiam. Sair da rotina pode ser algo estressante. Organizar uma mala com objetos com os quais eles estão acostumados, como brinquedos e bolas, pode ajudar com que os animais sintam menos o impacto da mudança de cenário. Ao seguir todas as recomendações listadas, os pets e seus donos podem fazer viagens de forma muito mais tranquila.