Conheça todos os monumentos da Praça dos Girassóis
Apesar de ser uma das capitais mais jovens do Brasil, Palmas é uma cidade repleta de atrativos para seus turistas. Além de sua exuberante natureza, a capital do Tocantins também oferece passeios culturais ricos que permitem que os turistas possam conhecer melhor toda a história da região. Entre as principais dicas de passeios culturais, está a Praça dos Girassóis. Com diversos monumentos, marcos arquitetônicos e uma enorme importância política por abrigar secretarias do Governo e as sedes dos poderes políticos estaduais:
Palácio do Araguaia (Poder Executivo), Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), o espaço levou um ano para ser construído e é considerado a maior praça da América Latina com mais de 570.000 m².
O Palácio do Araguaia é um dos destaques que vale a sua visita. Na calçada em frente ao edifício está o marco do Centro Geodésico do Brasil, o ponto central entre os extremos do Brasil (norte-sul, leste-oeste). A fachada feita com arcos avermelhados é uma homenagem à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O palácio tem quatro andares e seu hall de entrada está aberto à visitação para quem quiser conhecer os dois painéis que contam a história do Tocantins e possui também maquetes da cidade.
A visitação está aberta durante os dias da semana, em horário comercial. Próximo ao Palácio do Araguaia está a Fonte da Praça dos Girassóis. A cascata artificial possui um lindo paisagismo que garante fotos imperdíveis.
Oscar Niemeyer deixou sua assinatura em um dos monumentos. O famoso arquiteto é o responsável pelo Memorial Coluna Prestes, obra que homenageia o movimento político-militar Coluna Prestes. Os tradicionais traços curvilíneos de suas obras estão presentes na arquitetura da construção. O espaço possui um auditório e salas de exposições para exposições fotográficas.
Próximo à obra de Niemeyer está outro monumento que homenageia a revolução contra a República Velha: Monumento aos Dezoito do Forte. As dezoito estátuas de soldados que compõe a construção relembram a ação do movimento tenentista contra a República Velha em 1922. A Revolta tinha por finalidade derrubar o governo vigente e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição para presidente. Os detalhes da peça também impressionam: as estátuas estão dispostas sobre formações de pedras que representam os famosos calçadões da Avenida Atlântica no Rio de Janeiro.
É possível também visitar a Catedral do Divino Espírito Santo de Palmas. Sua arquitetura moderna se destaca entre as obras arquitetônicas do local. Também ali está o Relógio do Sol, considerado o maior relógio de sol horizontal do país com seis metros de altura e sessenta metros de diâmetro. Feito em pedras portuguesas, o projeto do arquiteto Silêncio Martins Camargo também possibilita enxergar a constelação Cruzeiro do Sul à noite.
O hotel Hplus Premium Palmas está há apenas 2 km da Praça dos Girassóis. Considerado um dos melhores hotéis da região, o prédio possui uma das mais belas vistas da capital com mais de 170 apartamentos luxuosos dispostos em 30 andares. Os hóspedes podem aproveitar todos os diferenciais do hotel: piscina, restaurante, bar, fitness center e garagem coberta. Entre as cortesias durante a hospedagem estão café da manhã, wifi, estacionamento e os amenities de banho.