Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conheça todos os monumentos da Praça dos Girassóis

Conheça todos os monumentos da Praça dos Girassóis

Apesar de ser uma das capitais mais jovens do Brasil, Palmas é uma cidade repleta de atrativos para seus turistas. Além de sua exuberante natureza, a capital do Tocantins também oferece passeios culturais ricos que permitem que os turistas possam conhecer melhor toda a história da região. Entre as principais dicas de passeios culturais, está a Praça dos Girassóis. Com diversos monumentos, marcos arquitetônicos e uma enorme importância política por abrigar secretarias do Governo e as sedes dos poderes políticos estaduais:

Palácio do Araguaia (Poder Executivo), Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), o espaço levou um ano para ser construído e é considerado a maior praça da América Latina com mais de 570.000 m².

O Palácio do Araguaia é um dos destaques que vale a sua visita. Na calçada em frente ao edifício está o marco do Centro Geodésico do Brasil, o ponto central entre os extremos do Brasil (norte-sul, leste-oeste). A fachada feita com arcos avermelhados é uma homenagem à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O palácio tem quatro andares e seu hall de entrada está aberto à visitação para quem quiser conhecer os dois painéis que contam a história do Tocantins e possui também maquetes da cidade.

A visitação está aberta durante os dias da semana, em horário comercial. Próximo ao Palácio do Araguaia está a Fonte da Praça dos Girassóis. A cascata artificial possui um lindo paisagismo que garante fotos imperdíveis.

Oscar Niemeyer deixou sua assinatura em um dos monumentos. O famoso arquiteto é o responsável pelo Memorial Coluna Prestes, obra que homenageia o movimento político-militar Coluna Prestes. Os tradicionais traços curvilíneos de suas obras estão presentes na arquitetura da construção. O espaço possui um auditório e salas de exposições para exposições fotográficas. 

Próximo à obra de Niemeyer está outro monumento que homenageia a revolução contra a República Velha: Monumento aos Dezoito do Forte. As dezoito estátuas de soldados que compõe a construção relembram a ação do movimento tenentista contra a República Velha em 1922. A Revolta tinha por finalidade derrubar o governo vigente e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição para presidente. Os detalhes da peça também impressionam: as estátuas estão dispostas sobre formações de pedras que representam os famosos calçadões da Avenida Atlântica no Rio de Janeiro. 

É possível também visitar a Catedral do Divino Espírito Santo de Palmas. Sua arquitetura moderna se destaca entre as obras arquitetônicas do local. Também ali está o Relógio do Sol, considerado o maior relógio de sol horizontal do país com seis metros de altura e sessenta metros de diâmetro. Feito em pedras portuguesas, o projeto do arquiteto Silêncio Martins Camargo também possibilita enxergar a constelação Cruzeiro do Sul à noite.

O hotel Hplus Premium Palmas está há apenas 2 km da Praça dos Girassóis. Considerado um dos melhores hotéis da região, o prédio possui uma das mais belas vistas da capital com mais de 170 apartamentos luxuosos dispostos em 30 andares. Os hóspedes podem aproveitar todos os diferenciais do hotel: piscina, restaurante, bar, fitness center e garagem coberta. Entre as cortesias durante a hospedagem estão café da manhã, wifi, estacionamento e os amenities de banho.